Artrose do Quadril - Revista Saúde

  • Dr. Daniel Codonho
  • Agosto, 2017

O quadril é uma articulação formada pelos ossos da pelve (acetábulo) e do fêmur (cabeça femoral) e por músculos e ligamentos que possibilitam a sustentação do peso do corpo e o caminhar (marcha).

Pode apresentar diversas doenças como artrose (desgaste), fraturas, necrose da cabeça femoral, displasia do quadril e outras que podem ser tratadas através da substituição da articulação, também conhecida como artroplastia ou prótese do quadril.

A artrose do quadril, ou coxartrose, é uma das doenças mais frequentes do quadril e se caracteriza por um processo degenerativo (inflamatório) crônico com deterioração da cartilagem e pela neoformação óssea nas superfícies articulares (osteófitos).

Artrose do Quadril é uma doença que acomete cerca de 12% da população mundial (21 milhões de pessoas) e é mais comum em pessoas acima dos 65 anos de vida.

Acomete, com maior frequência, pacientes com os seguintes fatores:
• obesidade;
• portadores de lesão labral e impacto fêmoroacetabular;
• antecedentes familiares de artrose;
• osteoporose;
• portadores de doenças Inflamatórias como artrite reumatoide;
• sequela de fraturas;
• atividades de alto impacto (atletas).

Os sintomas mais frequentes são: dor na virilha após esforço físico, limitação de movimentos ou rigidez articular, marcha claudicante (mancar) e limitação das atividades diárias como colocar calçados, secar os pés, subir e descer escadas, entrar e sair do carro.

Geralmente tem caráter progressivo e deve ser tratada cirurgicamente, através da artroplastia do quadril (prótese do quadril), quando houver:
• dor no quadril mesmo durante repouso, de dia ou de noite;
• rigidez no quadril que limita a capacidade de se movimentar ou levantar a perna;
• alívio insuficiente da dor com o uso de anti-inflamatórios, fisioterapia ou aparelhos que auxiliam a caminhar.

A cirurgia da artroplastia de quadril é um procedimento seguro e efetivo para aliviar as dores, melhorar os movimentos e ajudar a desfrutar das atividades normais do dia a dia.

Realizada pela primeira vez em 1960, é uma das cirurgias mais bem-sucedidas da medicina de modo geral. Desde 1960, o progresso das técnicas cirúrgicas e das tecnologias empregadas aumentaram a efetividade da artroplastia total de quadril. De acordo com a Agência Americana para Pesquisa e Qualidade em Saúde, mais de 300.000 artroplastias totais de quadril são realizadas por ano nos Estados Unidos.

A prótese ou artroplastia do quadril é uma cirurgia que substitui a articulação doente por uma artificial. O osso e a cartilagem lesionados são retirados e substituídos por componentes protéticos.

A maioria das pessoas que fazem a artroplastia de quadril sente redução importante das dores no quadril e uma melhora significativa na capacidade de realizar atividades comuns do dia a dia.

Recomenda-se evitar atividades de alto impacto como corridas, pulos e outros esportes de alto impacto, como o futebol. As atividades recomendadas depois da artroplastia total de quadril são caminhadas sem limite de distância, natação, musculação, golfe, direção de veículos, trilhas, ciclismo, dança e outros esportes de baixo impacto.

Com a modificação apropriada das atividades, as próteses de quadril podem durar muitos anos. Há estudos mostrando durabilidade acima de 20 anos em mais de 90% dos pacientes, de acordo com o tipo de prótese, tipo de material e superfície de deslizamento utilizada. De acordo com a idade e demanda esportiva dos pacientes, pode-se utilizar superfícies de deslizamento (rolamento) em cerâmica, metal e/ ou polietileno.

As complicações são raras, mas podem ocorrer e devem ser prevenidas e tratadas adequadamente.